Dica e Dinheiro na Net

Facebook – Aliado ou Inimigo na Internet?

Erica Matos      sábado, 5 de abril de 2014

Compartilhe esta página com seus amigos

o vicio das redes sociais

 

Todo mundo sabe que a rede social que mobiliza a grande massa de pessoas, sem a menor dúvida, é o Facebook. Esta é a rede social onde tudo acontece, onde muitas pessoas estão conectadas participando, interagindo sobre diversos temas os mais variados, desde os pedidos de ajuda até as convocações para "n" tipo de movimentos, e que muitas vezes pode chegar a resultados favoráveis e nem tão favoráveis assim.

 

Mexendo no blog e sendo usuária das redes, muitas vezes me deparo com inúmeras situações que aqui do meu espaço me faz parar para pensar se hoje, diante de tanta tecnologia e possibilidade de alcançar um número enorme de pessoas, se é certo que todo o tipo de publicação seja feita nesta rede social. É complicado, não é? Pois, sou a favor da liberdade de expressão e opinião de qualquer maneira! Mas, quantas vezes no Facebook pegamos pessoas abusando desta situação e publicando fotos de terceiros, sem a autorização, para zoar...Ou mesmo pegando uma foto original de uma pessoa e alterando os objetos que fazem parte da cena, criando uma reação de revolta nas pessoas. Fora as vezes que pessoas abusando do anonimato, agridem verbalmente aos seus desafetos.

 

Temos uma ferramenta extraordinária em nossas mãos, podemos fazer uso para atividades comerciais, pessoais ou sociais, mas muitas vezes também percebemos, que tendo um poder tão grande em nossas mãos, muitas pessoas não sabem como utilizá-lo e acabam fazendo mal uso do mesmo, aproveitando para agredir, denigrir ou incitar a violência ou o despeito a outras pessoas.

 

Com Grandes Poderes, vem Grandes Responsabilidades!

Quando vi nem Acreditei

 

Outro dia eu vi uma postagem de uma senhora de idade em seu biquíni vermelho na praia, bem magrinha e com o sinal de sua idade adiantada, mas curtindo o seu tempo do jeito que queria, e teve uma pessoa extremamente "tipo garoto esperto" que se achou no direito de fotografar esta pessoa e publicar no Facebook questionando se o inferno tirava ferias. Acredito que voce também tenha visto!

 

Na minha opinião, apesar das pessoas comentarem com gargalhadas e compartilharem a foto, achei esta atitude abominável, pois todas as pessoas tem direito ao lazer da forma que quiser usar, tem direito a privacidade mesmo quando em locais públicos, mas ninguém é autorizado a usar da imagem de terceiros para ridicularizá-las. Imagina se isso acontecer com todo mundo? Imagina se a gente está em algum lugar publico se divertindo, e de repente, alguém se acha no direito de fotografar e "zoar" com a gente?

 

A mesma coisa aconteceu em agosto de 2012 com uma foto que foi compartilhada por muitos, onde uma mãe aparecia com uma arma na mão e uma criança no colo. Eu mesma, por ser mãe, fiquei chocada e revoltada, mas pior ainda me senti, quando descobri que a foto era falsa, que tinha sido alterada. Imagina o risco que esta pessoa passou até que esta informação que foi largada na internet e estourou como um foguete, chegasse até o conhecimento dela? Hoje, existem alguns sites que mostram a foto original e a foto alterada.

 

Estes são somente dois dos exemplos que temos de como as informações que são colocadas na rede social tomam proporções extraordinárias, tanto para o bullying como a difamação e outros fins, e não vou colocar estas fotos aqui por não concordar com o mal uso que foi feito da imagem destas pessoas.

 

Acredito que é necessário ter bom senso para o uso das redes sociais, não é uma censura, mas as próprias pessoas tendo consciência que antes de compartilharem, zoarem determinadas situações, deveriam se colocar no outro lugar, se imaginando em ser tornado uma figura pública que é ridicularizada por muitos. Acredito que muitos vão concordar que é importante usar esta rede social, que é uma ferramenta de marketing, para promover tudo que possa vir a contribuir de alguma forma com o todo. Seja no aspecto social, ajudando ou criando relacionamentos, seja no aspecto comercial, usando o Facebook como a melhor plataforma de propagação e divulgação de negócios de qualquer tipo na internet.

 

Talvez muitos ainda não tenham visualizado isso, mas tendo um poder tão extraordinário  nas mãos, o melhor é fazer um uso inteligente da mesma e ter consciência de que tudo que é exposto nas redes sociais, está para ficar continuadamente na internet para ser vista pelas pessoas ao longo dos tempos.

 

Mais Lucros no Facebook Garantido

 

Vou dizer uma coisa, eu levei um bom tempo decidindo se escreveria ou não sobre este tema, pois como sou uma das pessoas que incentiva o uso do Facebook para que voce possa desenvolver seu negócio na internet, também me vi diante de tantas publicações de virar o estomago, que não poderia deixar de comentar sobre a necessidade de sermos conscientes em nossos compartilharmos e curtidas de determinadas situações. Esta é uma dica que considero muito importante sobre o uso da internet que devo compartilhar com voce, e espero que voce concorde comigo e compartilhe esta necessidade com mais pessoas.

 

Abraços e Sucesso!!!

Erica Matos

Comentários

MAIS RECENTES